Um Amazonas Mais Seguro!
21/11/2024
BRASÍLIA – “O saque-aniversário é opcional, ou seja, quem não aderir continua na operação padrão do saque-rescisão. Por isso é importante que o Ministro Luiz Marinho, explique por qual motivo o governo deseja extinguir essa modalidade de saque”, esclareceu o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) sobre a convocação do Ministro do Trabalho protocolada nessa semana na Câmara do Deputados.
O requerimento, encaminhado para Comissão do Trabalho, justifica a convocação, em virtude do aval do presidente Lula para encerrar a modalidade do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ainda neste semestre.
“Essa decisão deve afetar 35 milhões de trabalhadores que aderiram à modalidade desde 2020, quando foi criada. Na visão do Governo o empréstimo consignado privado deve substituir o saque-aniversário. No entanto, a ideia do consignado privado em nada tem a ver ou atrapalha a existência do saque aniversário do FGTS”, explicou o parlamentar.
O documento, destaca que o saque-aniversário permite ao trabalhador sacar parte do saldo disponível em suas contas do FGTS todos os anos no mês de seu aniversário. A modalidade, lançada em abril de 2020, além de injetar dinheiro na economia do país, facilita a vida do trabalhador ao antecipar o recurso em meio à inflação.
“É necessário que o Ministro compareça para explicar as últimas decisões do Governo envolvendo este tema e para mostrar os dados que permeiam a decisão”, concluiu Capitão Alberto Neto.
POR: CAPITÃO ALBERTO
O CAPITÃO
- Perfil da Câmara dos Deputados
- Policial Militar do Amazonas
- HQs - As Aventuras do Capitão
ATUAÇÃO PARLAMENTAR
FALE COM O CAPITÃO
GABINETE VIRTUAL ACAN
GABINETE DOS ACANS
REPRESENTAÇÃO AMAZONAS
Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis
Fone: (92) 98403-2106
E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br
GABINETE BRASÍLIA DF
Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados
Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540
E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br