Um Amazonas Mais Seguro!
12/07/2021
Categoria: Sem Categoria
Senhor Presidente,
Com fundamento no art. 50, § 2º, da Constituição Federal, combinado com os arts. 115 e 116 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados requeiro seja encaminhado ao Ministro do Meio Ambiente, Senhor Ricardo Salles, requerimento de informações sobre a concessão de parques à iniciativa privada, nos seguintes termos:
1) Como está sendo realizado o processo de qualificação das unidades de conservação ambiental, hoje administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para o processo de concessão para entes privados?
2) Atualmente, existe uma grande preocupação ambiental no país e com elevado apelo internacional. Através da concessão de parques à iniciativa privada, quais os benefícios estimados de curto, médio e longo prazo?
3) O Ministério considera que a concessão da gestão de parques nacionais, estaduais e urbanos à iniciativa privada é a melhor alternativa no cenário atual para garantir a conservação, manutenção e melhorias nessas unidades?
4) Frente a necessidade de conservação dos parques para preservação do Meio Ambiente e os projetos de concessão de parques à iniciativa privada, qual o planejamento previsto, no que tange a atuação do ICMBio, para uma fiscalização eficaz das futuras concessionárias?
5) Visto que, além de garantir a manutenção da conservação ambiental dessas unidades, existe também uma necessidade de atrair mais investimentos e otimizar o uso de recursos públicos. Quais as ações estão sendo adotadas junto ao Ministério da Economia para tornar célere o processo de concessões de parques à iniciativa privada?
Justificativa
Recentemente, foi divulgado em alguns veículos de comunicação que o Brasil tem aproximadamente 80 projetos de concessão de parques à iniciativa privada e que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está preparando a concessão de parques nacionais até o fim de 2021.
Hoje, o setor privado é incumbido de administrar 18 concessões de parques e unidades de conservação, sendo 7 concessões do governo federal, 4 de governos estaduais e 7 com prefeituras. Em relação as iniciativas em curso, 38 projetos estão paralisados e somente 8 tiveram o anúncio da intenção pública.
A gestão de parques nacionais, estaduais e urbanos pela iniciativa privada aparenta ser um caminho que o Governo busca para monetizar esses ativos, que atualmente geram muita despesa com manutenção e investimentos. Porém, ao mesmo tempo que esta iniciativa de concessões pode trazer mais investimentos para os parques ou unidades de conservação, a situação gera uma preocupação adicional quanto a fiscalização dessas áreas, que ainda continuam fazendo parte do patrimônio público e precisam ser conservadas e protegidas.
É bastante comum a discussão ambiental sob a visão de quem só enxerga a preservação do meio ambiente sem considerar o fator econômico atrelado a ela, um assunto que gera muita divergência de opiniões por causa da pressão internacional e do estresse político em torno dele. Sabemos que as unidades de conservação ambiental carecem de mais investimentos, de um suporte estrutural adequado, e que a demanda exigida pelos serviços na área de conservação e proteção ambiental tem sido alta diante do quantitativo de funcionários que se prestam a essa função. Portanto, é preciso saber se transferir a responsabilidade de gerir essas áreas será suficiente para que o ICMBio consiga atender a demanda dos serviços no que diz respeito a fiscalização das concessionárias.
0
0
0
POR: CAPITÃO ALBERTO
O CAPITÃO
- Perfil da Câmara dos Deputados
- Policial Militar do Amazonas
- HQs - As Aventuras do Capitão
ATUAÇÃO PARLAMENTAR
FALE COM O CAPITÃO
GABINETE VIRTUAL ACAN
GABINETE DOS ACANS
REPRESENTAÇÃO AMAZONAS
Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis
Fone: (92) 98403-2106
E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br
GABINETE BRASÍLIA DF
Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados
Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540
E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br