Um Amazonas Mais Seguro!
12/07/2021
Categoria: Sem Categoria
Senhor Presidente,
Com fundamento no art. 50, § 2º, da Constituição Federal, combinado com os arts. 115 e 116 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados requeiro seja encaminhado ao Ministro da Economia, Senhor Paulo Guedes, requerimento de informação sobre os projetos de concessão de parques à iniciativa privada nos seguintes termos:
1) No que concerne a concessão de parques ambientais à iniciativa privada, qual a expectativa quanto à arrecadação, o número de licitações e as expectativas econômicas com a abertura do mercado?
2) Será possível a otimização do uso de recursos públicos e a obtenção de fontes extras de receita com a concessão dos parques dentro do plano de desestatização?
3) Qual o efeito que se espera para o desenvolvimento econômico do turismo e da preservação ambiental pela concessão da administração dos parques ao mercado privado?
4) Diante da necessidade de aprimorar os investimentos públicos e a atividade econômica, quais as ações estão sendo adotadas junto ao Ministério do Meio Ambiente para tornar célere o processo de concessões de parques à iniciativa privada?
Justificação
De acordo com informações divulgadas em veículos de comunicação ao longo do mês, o Brasil tem aproximadamente 80 projetos de concessão de parques à iniciativa privada e que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está preparando a concessão de parques nacionais até o fim de 2021.
Com o advento da pandemia da Covid-19, o momento tem gerado incertezas sobre os leilões. Atualmente, o setor privado é incumbido de administrar 18 concessões de parques e unidades de conservação, sendo 7 concessões do governo federal, 4 de governos estaduais e 7 com prefeituras. Em relação as iniciativas em curso, 38 projetos estão paralisados e somente 8 tiveram o anúncio da intenção pública.
A transferência da gestão de parques nacionais, estaduais e urbanos para a iniciativa privada aparenta ser um caminho que o Governo busca para monetizar esses ativos, que atualmente geram muita despesa com manutenção e investimentos. Além disso, vale ressaltar que a aplicação de investimento adequado em parques ou unidades de conservação e com foco na exploração do turismo, pode fomentar negócios turísticos.
Sendo assim, é fundamental saber como se dará o processo de concessões dessas unidades de conservação e qual será o seu efeito no meio financeiro, se através delas será possível elevar os investimentos de impacto social e ambiental. Sendo a fiscalização uma das funções típicas do legislador, faz-se necessária a aprovação deste requerimento de informações para obtenção de dados suficientes a respeito da atuação do Poder Executivo, a fim de se assegurar a efetividade das leis ou, se assim for necessário, tomar medidas para que sejam implementadas de forma eficiente e transparente.
0
0
0
POR: CAPITÃO ALBERTO
O CAPITÃO
- Perfil da Câmara dos Deputados
- Policial Militar do Amazonas
- HQs - As Aventuras do Capitão
ATUAÇÃO PARLAMENTAR
FALE COM O CAPITÃO
GABINETE VIRTUAL ACAN
GABINETE DOS ACANS
REPRESENTAÇÃO AMAZONAS
Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis
Fone: (92) 98403-2106
E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br
GABINETE BRASÍLIA DF
Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados
Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540
E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br