Um Amazonas Mais Seguro!
06/07/2021
Categoria: Sem Categoria
Senhor Presidente,
Com fundamento no art. 50, § 2º, da Constituição Federal, combinado com os arts. 115 e 116 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados requeiro seja encaminhado ao Ministro de Minas e Energia, Senhor Bento Albuquerque, informações sobre ações de contingência frente a greve dos petroleiros.
Justificação
A paralisação dos petroleiros começou em 1º de fevereiro. A categoria pede a suspensão das demissões em uma subsidiária da Petrobras, a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen). Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), as demissões afetam mais de mil famílias. O Tribunal Superior do Trabalho atendeu no dia 17/02/2020 ao pedido da Petrobras afirmando que o movimento tenha motivação política e desrespeita ostensivamente a lei de greve e as ordens judiciais de atendimento às necessidades inadiáveis da população em seus percentuais mínimos de manutenção de trabalhadores em atividade. Em suma, o TST entendeu que a greve teve motivação política porque foi deflagrada em solidariedade a empregados dispensados de subsidiária.
Na semana anterior, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia determinado que 90% dos petroleiros mantivessem as atividades, entretanto a Petrobras alegou ao TST que 50% dos integrantes da categoria estavam parados. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) emitiu ofício ao TST alertando sobre a possibilidade de comprometimento do abastecimento nacional de combustíveis. Este efeito pode ser maior na área metropolitana de Manaus, devido ao seu relativo isolamento logístico e pela adesão da Refinaria Isaac Sabbá (REMAN) desde o início do movimento grevista. Nestas situações, há potencial para aumento de desvios como o aumento de preços e a atuação de agentes de mercado para suprir a demanda de combustíveis.
Diante do exposto, solicito resposta para os seguintes questionamentos:
1) Como o Ministério de Minas e Energia está atuando de forma a acompanhar a evolução da greve dos petroleiros e garantir a oferta de combustíveis?
2) Quais são as atividades de fiscalização, principalmente em localidades logisticamente mais isoladas como a cidade de Manaus, para garantir que agentes não autorizados ou autorizados para outros fins façam a comercialização de combustíveis em prejuízo à população?
Sendo a fiscalização uma das funções típicas do legislador, faz-se necessária a aprovação deste requerimento de informações para obtenção de dados suficientes a respeito da atuação do Poder Executivo, a fim de se assegurar a efetividade das leis ou, se assim for necessário, tomar medidas para que sejam implementadas de forma eficiente e transparente.
0
0
0
POR: CAPITÃO ALBERTO
O CAPITÃO
- Perfil da Câmara dos Deputados
- Policial Militar do Amazonas
- HQs - As Aventuras do Capitão
ATUAÇÃO PARLAMENTAR
FALE COM O CAPITÃO
GABINETE VIRTUAL ACAN
GABINETE DOS ACANS
REPRESENTAÇÃO AMAZONAS
Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis
Fone: (92) 98403-2106
E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br
GABINETE BRASÍLIA DF
Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados
Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540
E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br