Capitão Alberto Proposição

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

ATUAÇÃO PARLAMENTAR | Proposição

Um Amazonas Mais Seguro!

PROPOSIÇÕES

Sugere ao Ministério da Economia a possibilidade de prorrogação do auxílio emergencial para o ano de 2021.

06/07/2021

Categoria: Sem Categoria

INDICAÇÃO Nº 1152, DE 2020

Excelentíssimo Senhor Ministro, 

Ante a explícita situação de vulnerabilidade da população e da importância do benefício do auxílio emergencial para os mesmos, é que requeiro a Vossa Excelência a possibilidade de prorrogação do benefício, bem como o recadastramento por aqueles que não obtiveram acesso (saque) ou deixaram de movimentar suas contas, cujo valor retornou aos cofres públicos mediante devolução pela Caixa Econômica Federal- CEF.

A estimativa é de que aproximadamente mais de R$81 bilhões foram gastos com o auxílio emergencial que foi pago a 63,5 milhões de pessoas segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, sendo, portanto, mais da metade da população brasileira. 

Assegurar uma nova possibilidade e continuidade do auxílio emergencial contribuirá com as famílias em estado de vulnerabilidade e auxiliará no ciclo da economia no país em tempo de pandemia pelo COVID. 

Ademais, em recente edição elaborada pelo PNAD (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios) destacou-se o aumento de 4,3% de desempregos ao mês, sendo divulgados, também, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Sabemos que, embora haja uma demonstração da retomada da economia e do mercado de trabalho, muitas ocupações foram extirpadas pela crise provocada pela pandemia do Coronavírus esse ano atingindo grande parte da população, antes formalmente empregada, trabalhadores informais e microempreendedores.

A utilização da internet e o acesso remoto (virtual) têm sido a fonte da força do trabalho em destaque nesse cenário, o que para muitos trabalhadores que laboram de forma braçal é uma preocupação, seja pela necessidade de distanciamento social, seja por inacessibilidade à internet, seja por não possuírem capacitação profissional para esse setor remoto e virtual que tanto cresce e se expande cada dia mais no país e pode vir a ser tendência pós-pandemia.

Outra questão de suma importância é a de que para muitas famílias, creches e escolas eram onde seus filhos obtinham o cuidado e alimento, enquanto os pais trabalhavam fora de casa, o que não é mais uma realidade para muitos - visto a liberalidade custodia pelo Excelsior Supremo Tribunal Federal de que estados e municípios têm autonomia em determinar a retomada da prestação de serviços, comércios, escolas, entre outros - atingindo cabalmente essas famílias, que hoje, tanto dependem do auxílio emergencial para sobreviverem diante das dificuldades acarretadas pela pandemia do COVID.

Nessa esteira, destaco e parabenizo o governo federal pela ação emergencial promovida com o auxílio e saliento a necessidade de sua manutenção, ainda que proveniente de outro programa social.

Fazer download da proposição

0

0

0


POR: CAPITÃO ALBERTO


PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br